DEU A LOUCA NO PEITO?

Hoje, 1° de ABRIL, dia da mentira, quase meio mundo “endoidou” com notícia de que a FINA apresenta novas mudanças para o nado de peito, publicadas no site Swimswam em inglês e em italiano!

Entre as principais mudanças, virada sem tocar com as mãos e número ilimitado de golfinhadas até os 15 metros!

Lancei nas redes como UMA BOMBA! E as reações foram as mais diversas e às centenas! Nadadores, professores, treinadores, pais e até árbitros me falando:

“como assim virar sem as mãos?”,

“eu amo a filipina”!,

“nossaaaaaaa!”,

“vão tirar o toque das mãos”?,

“irá perder o charme”!,

“como fazer a virada sem encostar na parede?”,

“deve ser mantido nas mesmas condições para manter o mesmo recorde”,

“vai ter menos desclassificações”,

e muito mais…..

Não fiquei avaliando as repercussões das publicações, mas uma coisa é certa: balançou a natação no dia de hoje. E o que têm de concreto nisso tudo? 1° DE ABRIL!

Eu já escrevi aqui 2 vezes que o PEITO IRÁ MUDAR! E o nado PEITO é o nado mais fácil de “roubar”! Podem achar feio dizer isso, mas é verdade!

Em ATENAS2004, Kitajima deu UMA “golfinhada”, ganhou e levou Ouro! Eu estava em LONDRES2012, babava ver o Kitajima nadar, filmei, tirei foto com ele, falei com ele, vi todas a s provas dele! Mas quem “roubou” a cena foi o sul-africano Van der Burgh, que fez uma passagem absurda nos 50, deu “TRÊS” golfinhadas, quebrou o recorde mundial, quase 57, e levou o OURO!

E o que aconteceu? Na hora do replay, melhores momentos do vencedor, todo mundo viu que ele golfinhou A MAIS! Foi um espanto e berreiro de todo o estádio aquático! Mas e quem poderia ter visto? Só o juiz da virada! E aí? Passou e levou! Muitas vaias durante o pódium. Muita gente não engoliu! Mais tarde ele admitiu, ta aí o link:

https://sports.yahoo.com/blogs/olympics-fourth-place-medal/cheater-swimming-gold-medalist-admits-taking-illegal-kicks-162450535–oly.html

Quando escrevi o artigo PEITO DO FUTURO, mencionei que uma hora iríamos ter o “VAR” na natação, e bingo! Aprovado para TOKIO, recentemente transferido.

Também escrevi outro artigo PARA ONDE IRÁ O NADO DE PEITO!

https://blogdogold.com/2019/11/05/para-onde-ira-o-nado-peito/

O colega argentino Prof. Raúl Strnad, se manifestou contrário à mudanças, e com razão: “estas mudanças irão descaracterizar o nado, recordes serão batidos facilmente e que os recordes devem ser batidos nas mesmas condições”!

Exato, porém grandes modificações já ocorreram! Quando o nado borboleta deixou de ser nadado com perna de peito, com a introdução dos trajes tecnológicos, com as mudanças nas filipinas, ondulações até os 15m, com o recente aumento de profundidade das piscinais internacionais para 3m, pelos blocos Omega, do contador de volta debaixo d’água no RIO2016 e com a ISL.

A máxima do QUEEN, “THE SHOW MUST GO ON”, que escutei em 1991 de um membro do COI no Congresso Mundial de Esportes Aquáticos, como justificativa para um determinado assunto, será sempre extremamente válida.

Por exemplo, poucos sabem, mas o COI têm todos os projetos olímpicos até 2060! Já está projetado como serão os esportes e Jogos Olímpicos. Falo isso nas minhas aulas: NATAÇÃO EM 2032! Será muito “imaturo” de nossa parte achar que a natação do futuro ainda não está preparada!

Enquanto brincamos de rodinhas aquáticas, alguém lá do outro lado, já está pensando, estudando e muito mais, desenvolvendo a natação do futuro! E a prova está aí!

Americanas e Finlandesa já nadando com 1 braço fora d’água, 3 ondulações, americanos treinando peito com a virada de crawl ou “flipturn” e outro americano virando de “flip turn” oficialmente depois de tocar com as 2 mãos na borda como manda a regra.

Certamente vocês quando dão o exercício de nadar peito de costas ou invertido nunca pensaram: será que meu atleta pode competir o peito de costas ou invertido? Ok, a regra SW 7.2 diz que o nadador deve estar sobre o peito, mas já pensou que pode ser um outro estilo?

Certo mesmo é antecipar o futuro e preparar as futuras gerações para os nados do futuro! Quem é GOLD sabe do que estou falando!

Resta definir mesmo em qual 1° de abril querem estar, se ficam no de 2020 ou já trabalham para 2032! E bem em tempo de corona vírus, basta transpor as lições aprendidas com o bicho! Onde têm fumaça, têm fogo! Afinal as atuais regras, só valem mesmo até 2021!

E eu já quero partir para 2036, porque se não, ficaremos cada vez mais longe de medalhas olímpicas …

VÊM AÍ O NOVO NADO DE PEITO!

VÊM PARA A GOLD!

http://goldclinicadenatacao.com

UMA HORA VOCÊ VÊM E A GENTE ENSINA!

GOLD não é apenas uma Clínica de Natação. No GOLD nós ensinamos muito mais que TÉCNICA! Ser GOLD é conhecimento, concentração, preparação, é ter foco, consciência, atenção aos estudos e muito mais.

Ser GOLD, não é somente ganhar a medalha de ouro!

#melhorclinicadenatacao   #goldclinicadenatação   #clinicadenatacao   #nadadores #natação #clinicadenatacion   #cursodenatacao  #swimtraining  #swimcamp   #blogdogold

  • FOTO Fandon

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.