Escuto de muita gente, que Mirim-Petiz, “não quer-não gosta” de nadar distância ou melhor “SÓ GOSTAM DE NADAR os benditos (ou malditos) 50TINHAS”!
Estou sempre dizendo: “NÃO ADIANTA NADA SER CAMPEÃO MIRIM-PETIZ, e mesmo INFANTIL de qualquer coisa, ainda mais em 50TINHAS”! Precisamos de CAMPEÕES INTERNACIONAIS ADULTOS! Bom, chega de ser bonzinho: #calaabocaetreina, pronto falei, simples assim!
Passada a bronca, vamos a aula e o entendimento! O treinamento de RESISTÊNCIA, e isto vale para TODOS, “produz uma série de adaptações no organismo dos nadadores, que favorecem um rendimento superior ” (NAVARRO), principalmente em provas de maior duração! Não confunda com provas de fundo, pois até mesmo nestes 50tinhas de mirins, o componente AERÓBIO é MAIOR QUE O ANAERÓBIO!
Crianças têm menor massa muscular, assim são capazes de estocar menos glicogênio, produzir menos ATP, gerar menos força, por consequência, esgotam estes estoques de energias aláticos e láticos, bem mais rapidamente, daí de qualquer maneira, precisam entrar no componente aeróbio.
UM ERRO GRAVE, vem sendo perpetuado nos programas de provas e competições de MIRINS e PETIZES, que na grande maioria contemplam somente provas curtas, onde a ativação do mecanismo LÁTICO é maior, como 50 e 100ms. Em outro post, vou falar sobre o mecanismo lático.
Nossos MIRIM-PETIZES têm e devem nadar distancias maiores que 50-100. Me refiro a COMPETIR, pois dentro do processo de TREINAMENTO DE LONGO PRAZO (LTP), nesta idade, as crianças deverão estar no nível FUNdamental (aprender se divertindo), onde por si só a origem da palavra já diz, FUNDAMENTO! Devem aprender e saber fazer a técnica adequadamente, etc, etc…
No entanto vemos pais cobrando demasiadamente das crianças, treinadores exigindo muito nos treinamentos e qual a consequência? ABANDONO PRECOCE da natação e do esporte, incontáveis lesões e outras coisas mais …
Acreditar que SÃO VELOCISTAS, é outro tremendo erro e desinformação! Ser velocista é genético! A capacidade de velocidade é proveniente da predominância de fibras brancas nos músculos, e ninguém faz teste genético, de avaliação das fibras, através de biopsia, que é o “padrão-ouro” ou o fidedigno. Então PAREM DE DIZER QUE SÃO VELOCISTAS! NÃO SÃO, COISA NENHUMA!
Vivemos uma crise esportiva, mas insistem em não falar ou ignorar! Em todos os lados, nas categorias JUNIOR E JUVENIL FEMININO, temos poucos participantes e nas categorias de base, a tendência e futuro, será diminuir muitíssimo! Os pequenos, até que estão nadando, mas já não querem mais “COMPETIR”! E os que competem só aprendem a nadar 50tinhas ….
O excessivo treinamento anaeróbio (curto) e intenso, prejudica a capacidade de rendimento das mitocôndrias, produzindo lesões estruturais e causando redução na quantidade e tamanho. É nas mitocôndrias que as enzimas aeróbias desenvolvem a metabolização do substrato energético!
Crianças que nadam e treinam aeróbio, preservam as mitocôndrias, e consequentemente melhoram o aporte energético, bem como aumentam a capacidade de resistência ante a fadiga, além de recuperarem-se mais rápido!
Se você não pode mudar o programa de provas de seu mirim-petiz, MUDE seu trabalho, mude a mentalidade das crianças e dos PAIS que acham que campeão mirim têm futuro! É de pequeno que se endireita o tronco, é de pequeno que se cria campeões, é de pequeno que se aprende!
Leia também uma matéria de 10 anos atrás …
FOTO CLÍNICAS DE NATAÇÃO GOLD goldaltaperformance.com
1 comentário