POSTURA!

Quem esteve em uma de nossas Clínicas GOLD, “cansou” de ouvir um quase grito “POSTURA”!

Se buscarmos no dicionário, postura, significa:

  1. posição espacial do corpo ou de uma de suas partes.
    “p. da cabeça, dos ombros”
  2. maneira de manter o corpo, ou compor os traços fisionômicos; atitude.
    “boa, má p.”

Corrigir as más posturas é importantíssimo para o alto rendimento do nadador. POSTURA É 24 HORAS x DIA!

O modo de sentar à mesa, na escola, caminhar, carregar mochilas pesadas em um ombro, estudar em frente ao computador ou inclinar a cabeça para o celular impactam na postura, podendo causar inclusive lesões em estágios mais avançados.

10151860-12402710-4-0-1505809932-1505809937-650-1-1505809937-650-32e9147584-1505927642

Se estas posturas fazem mal ao humano comum, imagine para você ATLETA! Os nadadores “precisam entender” que a postura faz parte do complexo atlético e de preparação para o resultado, e mais ainda, impacta diretamente na obtenção do resultado. Como você irá se portar na água durante os nados?

A cabeça sempre precisa estar posicionada corretamente e os músculos das costas e da região abdominal fortalecidos. Se os músculos abdominais e eretores da coluna estiverem fracos, os ombros ficam “caídos” e voltados para frente na posição de hipercifose, comumente chamada de ‘corcunda’, um dos tipos mais comuns de má postura.

Embora você possa não perceber, durante o nado, a má postura reduz sensivelmente a velocidade do nadador! Quando trabalhamos ou realizamos avaliações de nados com sensores inerciais (acelerômetros) se pode observar facilmente os ganhos de velocidade em metros x segundo com o ajuste de pequenos detalhes de posição.

streamlines1

Foto: saycotest

 

O atleta não pode depender de que seus pais em casa, seu professor na escola ou treinadores no treino, passem o tempo todo lhe chamando a atenção: “POOOSTUUURAAAAA”! Se é que chamam, e se chamam você ainda fica indignado(a)!

Isso sem falar durante a parte de preparação física, na musculação ao executar exercícios com pesos, a postura tem que ser perfeita, para diminuir ou quase zerar o risco de lesões.

Mas se você pensa que a postura pára por aí, também ao dormir, a postura é importante!

Durante o sono a posição corporal adequada, é deitar-se de lado, com um pequeno travesseiro entre os joelhos e com um travesseiro para apoiar bem a cabeça, com a coluna ereta vista de lado. Peça para outra pessoa observar se a sua coluna está bem posicionada. Se dormir de barriga para cima, use um travesseiro mais baixo e coloque um outro travesseiro por baixo dos joelhos. Não é aconselhado dormir de barriga para baixo.

Tome consciência de que somente você é responsável pela sua POSTURA e amplie sua capacidade de resultado! Não queremos você na Fisio para tratamentos!

GOLD TREINOS!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.