E o seu SONO, vai bem?

O Prêmio Nobel de Medicina 2017, foi concedido aos americanos J.C.Hall, M. Rosbash e M.W.Young, por decifrarem o mecanismo de funcionamento do relógio biológico do corpo humano.

Os três cientistas descobriram os mecanismos moleculares que regulam o ritmo circadiano, que segue um ciclo de 24 horas e permite aos seres vivos, se adaptarem aos diferentes momentos, do dia e noite.

O termo científico “ritmo circadiano”, é o que permite regular a necessidade do sono, alimentação, adaptação da pressão arterial e temperatura corporal. Plantas, animais e seres humanos adaptam seu ritmo biológico de acordo com as rotações da terra.

Há alguns dias atrás, o The Journal of Strength & Conditioning Research (,Walsh, JA, Sanders, D, Hamilton, DL, and Walshe, I.), publicou um trabalho sobre o perfil do sono de atletas de elite nas diferentes fases do treinamento.

Sempre estou falando, apropriadamente, da importância do sono, não só para a recuperação do atleta, mas principalmente para o crescimento.  Suplementos de apoio ao sono, também são comumente ministrados por nutricionistas, como ajuda ao sono dos atletas.

Quando trabalho com atletas, a monitoração da qualidade e quantidade de sono, mesmo que empírica, é importante e fundamental. Chamo este trabalho de PSS (Percepção Subjetiva do Sono) e a forma de utilização é a mesma da PSE (Percepção Subjetiva do Esforço). Quando fui atleta, no início dos anos 80, também controlávamos a qualidade das horas de sono, num formulário diário, denominado auto-relato.  Hoje temos vários monitores, que inclusive medem a quantidade de sono REM e NREM (Não REM).

Basicamente no sono REM, há uma intensa atividade cerebral, como um estado de vigília.  É nesta fase que ocorrem movimentos oculares rápidos, o que explica o nome do estágio. É no REM que ocorrem os sonhos. Embora a fase do REM não resulte em um descanso profundo, ela é importante para nossa recuperação emocional.

Caso você vi dormir tarde ou insista em ficar no celular, pior ainda de luz apagada, na sua cama, antes de dormir, certamente não terá  uma boa noite de sono, e talvez nem atinja o sono NREM.

Lembre-se que amanhã, você terá toda a dura rotina novamente e deverá estar apto a cumprir bem suas tarefas e obrigações escolares, como também seu treinador espera o melhor de você durante os treinos!

A fase do sono NREM,  que é quando ocorre a secreção dos hormônios do crescimento,  é fundamental para a recuperação de energia física. Nesta fase acontece o descanso profundo e uma menor atividade neural.

Se o sono tem relação direta com todas as suas atividades diárias, nutrição e hidratação,  esta recente pesquisa, monitorou doze nadadores de  elite, durante 4 fases diferentes do treinamento: preparação, redução gradual, competição e descanso.

Foi observado que os nadadores demoram um pouco mais para “pegar no sono” durante a fase de competição, assim como o sono foi moderadamente maior durante as fases de treinamento e polimento. A conclusão é de que há também diferenças entre o sono e as as diferentes fases de preparação. Sendo assim, a resposta ao sono, também será diferente para cada atleta.

Daí a necessidade de planejamentos antecipadamente treinos e viagens. Principalmente quando atletas de elite, irão viajar, permanecer muitas horas nos aeroportos ou vôos, viajam nas madrugadas ou durante a noite toda e também sujeitos a fusos horários.

Atletas devem estar conscientes da responsabilidade com o seu sono, porém treinadores devem levar em conta o sono no planejamento dos treinamentos e competições, e principalmente dirigentes, devem incluir este fator na preparação de viagem da delegação.

BOM SONO PARA SONHOS MAIS ALTOS!

Foto: Ian MacNicol (Swimming World)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.