Essa Categoria Mirim-Petiz e seus Maravilhosos Nadadores #2

Neste último final de semana, mais uma vez os Mirim-Petizes brilharam no SULBRA de verão, desta vez na piscina do Clube Curitibano, em 50m.

Foram cerca de 560 nadadores de 38 Clubes em longas etapas, mesmo sendo realizado pela primeira vez em 10 raias. Só de 400 livre foram cerca de 20 séries, um bom sinal de que a base aeróbia está sendo preservada.  Recebemos como convidados 2 clubes paulistas, que somaram ainda mais para a competição.

Arquibancadas e piscina lotada, torcida, gritaria total, isso sim que é mirim-petiz. A já tradicional entrada com fumaça, luzes e canhão de laser, foi transmitida ao vivo pela TV Curitibano, com os comentários do ex-Recordista Mundial e Vice-Campeão Olímpico, Ricardo Prado. Na etapa final, as últimas provas foram premiadas pelo também Vice-Campeão Olímpico, Thiago Pereira, que teve fila de todo lado para autógrafos e fotos. Para quem não viu o Sulbra, pode acessar o Facebook do Clube e assistir as belas provas.

WhatsApp Image 2018-10-24 at 09.20.37(2)

A GOLD MARYNA FACHIN, APAN INDAIAL recebendo o autógrafo do ídolo.

Outros dois Olímpicos marcaram presença, o novo Diretor da CBDA, Eduardo Fischer que é de Joinville e o Presidente do Clube Curitibano, Renato Ramalho, ambos também nadaram o Sulbra.

WhatsApp Image 2018-10-24 at 09.20.38(2)OS OLÍMPICOS!

A rigor, mirim-petiz, sempre tem histórias, e não posso deixar de narrar!

Já tinha visto mesa “voar” na piscina, mas crocks, ainda não!  Háaa, uma nadadora da raia 4 queimou no mirim 1, e tome apito! E nada! Quer dizer, continuam nadando! Gritaria, pára, pára! Correee, solta a corda! Mas para quê? Será que alguém tinha dito que se a corda baixar, é para parar? Que nada, NINGUÉM PÁRA estas meninas! Nadam e não param mesmo, é por cima, por baixo, é atirando a corda por cima (essa foi a melhor de todas! uma agilidade impressionante! parecia natação com obstáculos), e lá foram elas… Mais uma corda nos 35 e não têm jeito, seguem … já estão nos 75, loucura total, a gritaria não é torcida, é paremmm!!!

Aí entra em cena um crocks (ainda bem que não era um tamanco holandês) voador em direção à uma atleta, ufa, ainda bem, que esta menina parou… mas lá nas raias do meio, ainda seguem… resta a corda nos 85. Finalmente as “tourinhas” foram domadas, opss, quer dizer, essas bravas foram paradas! Mas o tempo do crocks, esse não foi cronometrado! Bom, pulamos essa parte …

Bem, acho que essa mirinzada, aprendeu que a corda significa: PAREMMMMMMMMMM!!!!!!!

A dinâmica de balizamento era um pouco diferente do 1o semestre, porém já na última etapa, essa turminha estava tão disciplinada e organizada, que eles mesmo já estavam se apresentando por conta e certinho. Dava gosto de ver, quase nem precisava de árbitros no balizamento. Lá vem eles,  de roupão, fone de ouvidos, uns correndo, NÃO CORRE!, outros dando tchauzinho para a câmera, outros bem sérios … Há e teve os esquecidos que deixaram a papeleta no banco de controle. Que nada, a gente espera! Deram um show! Obrigado!

Também chamou a atenção, a genética de alguns nadadores e nadadoras, uns gigantes perto de outros. Potenciais a serem lapidados e exemplos que a desigualdade de maturidade gera diferenças, que podem se transformar em vantagens individuais.

E como sempre, não faltaram as choradeiras! Alguns frustrados, indignados por não melhorarem ou outros por terem sido desclassificados. Mas estes dois fatores fazem parte da competição! Já está chegando a hora de aprender!

Não melhorou? Treine mais da próxima vez! Há, mas eu treinei tudo que meu técnico mandou! Sério, mesmo? Ok, treinou! Mas uma coisa é certa: a etapa de sábado foi duríssima, das 8 da manhã até quase 9 da noite com apenas 2 horas e pouco de intervalo. Será que se hidrataram? Será que ficaram descansando ou para cima e para baixo? Será que se alimentaram? Sei de nadador que foi para o balizamento 1 hora antes de nadar, dos que não comeram nada durante toda a tarde e foram nadar quase as 18hs em jejum! Vão querer dar resultado como? Teve calor e frio, será que estavam agasalhados? Tudo isso conta na hora de nadar! Até rima, não adianta chorar!

Foi desclassificado? Faz parte! Assim como ganhar, perder ou participar, Já, já vem outra competição, então é partir para fazer melhor ainda! Há, posso ser durão demais, nessa hora, porém é preciso entender e ter muito claro, que a arbitragem não está lá para prejudicar atletas, muito menos crianças!

A arbitragem foi bem treinada, inclusive com vídeo! As vezes reclamamos daquelas paradas que acontecem na competição, quando os árbitros ficam lá conversando … São para tomar decisões acertadas e as desclassificações são anunciadas! Eu mesmo não ouvi a desclassificação de um atleta que dou assessoria, mas como vi a prova em um local que não tenho como avaliar, se cometeu o erro ou não, não há o que dizer e sim só saber o que houve e trabalhar novamente e melhor!

Há sim, qualquer  arbitragem pode errar! Sim, é verdade, erram porque são imperfeitos, como nós e na regra há o direito de reclamação. Vale também dizer que arbitragem por vídeo em natação, não existe! Só na F1, futebol e alguns esportes de alta execução como ginástica, basta citar o caso do Kitajima nas Olimpíadas. Praticamente, só quem consegue “ver tudo” na competição, são os juízes mesmo! Eles são muitos e com olhos para todos os lados! E a gente? Ficamos ali, naquele lugar parados, longe e os pequenos movimentos nos são imperceptíveis. Entendem, porque quase não dá para reclamar de desclassificações? É o meu ponto de vista.

A competição foi emocionante! Não foram só as crianças que “perderam o fôlego”! Até técnico teve apneia, tamanha a emoção com o resultado dos seus atletas!  Os socorristas correm, eu acelero, é pai e treinador voando, todos estão bem! Deram o máximo do máximo!

Foi bom demais ver 12 nadadores que fizeram Clínicas GOLD comigo este ano, TODOS, TODOS medalhados e mais da metade pela primeira vez! Foram 13 ouros, 9 pratas e 10 bronzes! De 5 Clubes, 11 deles levaram OURO! Parabéns GOLDENS! Bom trabalho, treinadores! Continuem investindo famílias!  Um resultado e tanto!

         OS GOLDENS BIANCA PLESA (MORGENAU) E EDUARDO RONCHI (SANTA MONICA),                                   DESTAQUES DO #GOLD2018 E  #GOLDMORGENAU                             LEVARAM SUAS PRIMEIRAS MEDALHAS DE SULBRA!

                                           MIRIM-PETIZ É ISSO, MUITO SORRISO NO ROSTO!

Um rápido RAIO X da competição, que servirá de base da Natação Brasileira para as Olimpíadas 2028, mostra que Santa Catarina, com uma natação baseada no interior (16 Clubes, sendo 14 cidades e 182 inscritos) terminou em 1o. no QUADRO DE MEDALHAS, na frente do Paraná (13 Clubes e 278 inscritos) e  em 3o. o RS, com o menor contingente (5 Clubes e 85 inscritos).

                          O            P          B                TOTAL

 SC                39           29        35        =      103

PR                36           39        46         =     121

RS                13           20          7          =      40

O meu destaque vai para a equipe de São Bento do Sul, onde em apenas 4 raias treinam cerca de 38 crianças, que conquistou o 3o lugar na competição geral, somente atrás dos dois maiores clubes do Sul do país!

P.S. São Bento no geral Masculino, FOI VICE-CAMPEÃO, atrás somente do Clube Curitibano, mais uma vez campeoníssimo geral e por naipes!

Nessa idade, não vale destacar ninguém individualmente. O caminho é muito longo, no mínimo mais 10 anos de natação, para provarem alguma coisa. Nessa faixa etária, todos mandaram muito bem, cada um dentro de seu limite, capacidade e possibilidades. Competir tem que ser uma festa. Agora é hora de se divertir e principalmente aprender a nadar bem. Resultado? Medalhas? Há, esquece!

Quero saber se nadaram bem, se fizeram e melhoraram os fundamentos, se dividiram a prova, se mantiveram o número de braçadas! Há não sabe, pois trate de aprender! Os GOLDENS sabem do que eu estou falando!

O evento foi um super sucesso e deixa uma certeza: quase não temos piscinas que comportem tamanha quantidade de pessoas. Mirim-Petiz é isso mesmo, LOTADO!

E nada mais glamouroso do que terminar a competição e esse post com os mais fashions do evento, porque pódio é para os mais rápidos, agora look, só desses três!

PARABÉNS NADADORES, TREINADORES, FAMÍLIAS, FEDERAÇÃO PARANAENSE,                 CLUBE CURITIBANO E ARBITRAGEM, O SHOW FOI DE VOCÊS!

Nos vemos no SULBRA 2019!

 

RESULTADOS AQUI  http://www.cbda.org.br/cbda/natacao/evento/32737/festival-cbda-correios-sul-brasileiro-mirim-e-petiz-de-natacao-2-ordm-semestre

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.