AQUECER PARA QUÊ?

Há esse tal de aquecimento… Aquecimento tá virando coisa de “doido”!

Nos Mundiais e Olimpíadas, são mais de 900 atletas para 2 piscinas olímpicas de 10 raias, chegando a uma média de quase 50 nadadores por raia! Nos Estados Unidos e Canadá, competições regionais alcançam facilmente 850 nadadores, passando muitas vezes de 1.000 ! Na Seletiva Olímpica Americana, ano que vêm, já são mais de 1.100 nadadores com índices! Na Seletiva Americana de 2012, pasmem, foram 1.850! Isso mesmo que você leu: 1850 (mais de 90 x raia) nadadores disputaram 52 vagas!

Foto nytimes.com

Temos todo o tipo de aquecimento:

Aquele aquecimento com + de 600 nadadores para 8 raias? ou 10? Ou com mais de 300 e tantos atletas em piscina de 25 de 6 raias e ainda sem piscina extra? ( média mínima de 50 nadadores x raia, ou 1 nadador x metro, sendo que digamos que a média de altura seja de 1,50 x atleta , é igual ao resultado de 1 atropelando o outro e todos atropelados e vários “feridos” …

foto highlanderonline

E aquele nadador batendo perna seguido pelo nadador de costas, e o rápido que têm que diminuir por causa do lento na frente? E nem vou falar daquele atleta que “mata” o aquecimento, pois às vezes deve ter razão!E quando você vai ultrapassar pelo meio e vêm um maior que você de borbo?

E aquela hora, que fica uma fila imensa de crianças “tiritando” de frio, só para dar uma saidinha ou um “tiro”, porque o profe quer, e aquele outro treinador fica conversando ou tirando tempo, enquanto o atleta fica esperando uma nova saída, e todo resto da fila esperando?

E aquele em que o atleta nem nada na etapa, mas é obrigado a acordar as 6 da matina, sair correndo e ir aquecer as 7 na água fria? Mas, e para quê? Não seria melhor ficar descansando e ir mais tarde e tranquilo para a piscina?

E quando não têm piscina extra e todo mundo cai na mesma piscina ao mesmo tempo, porque “têm que aquecer”? E aqueles que caem no aquecimento, sem estar na competição?

E quando nadador usa material na piscina de competição? Já tive que ficar caçando nadador olímpico para sair ou retirar seu material. Num dos mundiais que estive, um elástico arrebentou machucando seriamente o treinador, daí houve a mudança: não pode usar nenhum tipo de material ou acessório na piscina de competição durante o aquecimento!

Háaaa, ok, você pode estar pensando, espera aí: tem competições que os aquecimentos são divididos em tempos e categorias – primeiros 40 minutos categoria A e B, segundos 40 minutos categoria C e D.

E o aquecimento “pavor”, aquele que você olha o nadador adversário fazendo uma série animal, do seu lado, tipo 40 x 50 ritmo de prova @ 40 todos para 32 de baixo! Ou o técnico grita um tempaço para ele? Ou aquele aquecimento e 4.000-6.000 ms?

Embora quase não exista mais por aqui, antigamente tinha o aquecimento “pinguim”, aquele que vc sai correndo pela lateral da piscina, a 1000/h, dá um salto voador e mergulha, nada muito mais rápido que qualquer golfinho e sobe the flash no outro lado da piscina por causa da água geladérrima!

E quando chega a hora de mudar as 2 últimas raias de cada lado, para tiros, saídas e ritmos? Aí fica mais “espremido” ainda!

Há, já vi também, “fila” de nadadores segurando raia para treinarem viradas (????) no aquecimento da prova! Será que por acaso treinam em águas abertas e não em piscinas?

Quase todos certamente já viram, passaram ou irão passar por uma situação destas! Mas e se eu disser que praticamente estes aquecimentos NÃO SERVEM PARA NADA?

Com a rara exceção de que um atleta consciente pode estar realmente treinando, durante aquela competição, tudo certo, mas do contrário … ( digo consciente, porque quase todo atleta acha que têm que estar polidinho da silva e melhorar seus tempos a cada queda n’água).

Aquecimento é usualmente descrito e aceito como fundamental para a otimização de um exercício ou esforço. As variáveis num aquecimento de natação são muitas, tais como temperatura do ar, da água, ambiente e humidade do ar. Também a condição de cada indivíduo varia, tal como treinamento, condição física, prova a ser nadada, o que significa que cada aquecimento deve ser individualizado e adequado a situação local ou real.

Por essas razões, o “warm-up” de natação não é comumente investigado nas pesquisas científicas, principalmente em competição. Pesquisadores estão divididos sobre os efeitos do aquecimento: relatam melhorias no resultado ou não encontraram nenhum benefício!

Para mim, o aquecimento também é uma CIÊNCIA! Lembro de uma época que via os nadadores nadarem em altíssimas intensidades antes da prova e chegavam na competição e iam mal, ou não melhoravam tempos.

Doc Counlsiman dizia:

” NÃO DEIXE SUA PROVA NO AQUECIMENTO”!

(está preocupado em fazer cursos? ler ATRs e outras “novidades velhas”? Existe uma sequencia no aprendizado da carreira de um profissional de natação, por isso não queira avançar, sem antes saber muito bem Counsilman! Seus problemas irão diminuir, e muito!)

” NÃO DEIXE SUA PROVA (seu melhor TEMPO!) NO AQUECIMENTO”!

E o que significa isso? Significa que aquecimento é para aquecer, é para deixar os músculos em condições de desempenhar máximos esforços !

Pouco se sabe sobre a real elevação da temperatura corporal e muscular pós-aquecimento, ou de sua duração. O método para determinação é invasivo (retal). A termografia pode apresentar certas variações, porém é calor superficial. Agora uma coisa é certa: dos jeitos acima mencionadas, NÃO DÁ!

Aquecimento precisa ser vasodilatador e não vasoconstritor, o transporte metabólico precisa ser ativado e as sinapses ativadas. É preciso “despertar” o corpo, ativá-lo com execuções próximas ao que será executado na prova.

Existe um mínimo e um máximo para aquecer e isto depende de cada individuo! Portanto uma equipe NÃO PODE FAZER O MESMO AQUECIMENTO PARA TODOS! Cada um tem que ter seu próprio aquecimento e aquecer de acordo com o horário da prova!

Aquecimento gera gasto metabólico e essa energia precisa ser reposta!

Aquecimento dura pouco, então não adianta ficar muito tempo esperando a prova. Aqueço as 7.00 para nadar as 10.43, oppssss…. a competição atrasa … às 11.03?

E que tipo de aquecimento posso fazer antes da prova se não há outra piscina? Saio do aquecimento e vou colocar o fast ou aqueço com o fast?

O aquecimento da final é o mesmo da manhã? Só nado de manhã, “aqueço” à tarde?

Existe algum tipo de “aquecimento mental” para a prova?

O aquecimento é treinado? Faço o mesmo aquecimento todos os dias? Faço sempre o mesmo aquecimento para a mesma prova?

Como podemos ver, já “aqueceu” seu cérebro e há muitas perguntas, principalmente no caso do aquecimento, para serem aprendidas e ajustadas.

AQUECIMENTO É ENSINADO E TAMBÉM APRENDIDO, E DESDE MIRIM!

ENCONTRE SEU AQUECIMENTO IDEAL, MAS LEMBRE-SE “NUNCA DEIXE SUA MELHOR PROVA NO AQUECIMENTO”!

SAIBA MAIS, VENHA PARA A MELHOR CLÍNICA DE NATAÇÃO

GOLDCLINICADENATACAO.COM

foto SME Boys Swimming

Gostou? Dá um LIKE! Compartilhe!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.