Essa Categoria Mirim-Petiz e seus Maravilhosos Nadadores

O SULBRA Mirim-Petiz realizado neste final de semana no Santa Monica Clube de Campo, em Colombo-PR, sem dúvidas marcou para sempre essa geração de futuros campeões.

A exemplo do Infanto- Juvenil realizado há 1 mês no Clube Curitibano, os 2 Torneios trouxeram dinamismo e inovação na região e também motivação aos pequenos nadadores, que foram celebrados com holofotes coloridos e fumaça,  em entrada triunfal rumo as suas conquistas.

IMG_20180602_091235139

Uma entrada retubante ao som do QUEEN – tum,tum,tum – tum, tum tum ‘

“Buddy you’re a boy make a big noise                                                                                           Playin’ in the street gonna be a big man some day …

…Buddy you’re a young man hard man
Shouting in the street gonna take on the world some day
You got blood on yo’ face …
We will we will rock you
Everybody
We will we will rock you
We will we will rock you
Alright “

IMG_20180602_091238539

Sim, eles “sacudiram a gente”, todos os presentes. Se fosse jogo do Corinthians, lá da borda da piscina, pareciam o tal “bando de loucos”. Colegas, amigos, pais muito roucos, afônicos, famílias, treinadores, uma gritaria infernal, a emoção falando mais alto!

Lá nas arquibancadas lotadaças, ouvi: “tem que chegar cedo para pegar lugar, quer sentar na janelinha chega cedo!”. Lá pais ou Clubes tinham QGs montados, seja a chimarrão ou quitutes da padaria de mãe de atleta, eu vi, de lá de baixo!

Gritaria total! “Silencio na hora da largada!” E eles lá com pose de campeão esperando a partida, focados, abanando lá de longe, roendo dedo, não importa … A paixão tomou conta ! VAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII ……….

Estar exclusivamente na borda da piscina, guiando, orientando esses pequenos e dinamizando a competição, foi ímpar. Lá  vivenciei, aprendi e principalmente curti essa turminha fantástica com suas poses de aspirantes a campeões. A exemplo dos olímpicos entravam sérios, concentrados, fones de ouvido, de oclinhos já postos, firmes, alguns correndo – “não corre, não corre”!  Outros prontos, outros totalmente cobertos dos pés a cabeça, enfim diversas maneiras ou comportamentos que a cada momento despertavam admiração e felicidade.

“Tira os fones de ouvido”! “Põe os óculos”! “Pode subir (no bloco)”!

IMG_20180603_102803192_BURST000_COVER_TOP

A partir do momento que comecei a me dar conta da riqueza de momentos, prontamente passei a anotá-los, pois certamente iria esquecer dos detalhes. Não há como deixar de narrar as experiencias desta maravilhosa natação e esses fantásticos mirins …

O mais inusitado no balizamento foi … “caiu o meu dente, guarda aí para mim” … foi uma risada só!  “vai , vai nadar”! A gente cuida do dente!

Oclinhos caindo, foi campeão! Teve de tudo, quem perdeu na saída, na virada, quem chorou porque encheu de água, quem nadou quase toda a prova com os óculos na boca, há e teve uma nadadora que conseguiu a façanha de nadar os primeiros 25 com os óculos vestido mas sem a borracha, isso mesmo! não caiu e eis que saiu da virada sem os oclinhos! Lá fui eu esperá-la e avisar a arbitragem, temos que retirar do fundo… que nada! ela arrancou os oclinhos do rosto e nadou os últimos 25 com ele na mão.

A arbitragem no PR para mirins é educativa, ninguém é desclassificado caso não haja vantagem, o que foi aprovado por unanimidade no Congresso Técnico. As papeletas de desclassificação são entregues aos treinadores para trabalharem as crianças. E lá se foi um peito 3×1,  braçada de crawl na virada de costas e borbo com perna de crawl. Tá valendo!

A ansiedade tomou conta de alguns, que mal conseguiam respirar no final ou no meio da prova, pois engoliram água ou estavam tensos demais, e lá estávamos: “está tudo bem com você?”

Teve quem perdeu a papeleta, “vai sem papeleta mesmo, a gente acha”! O fecho do casaco, que não abria de jeito nenhum – “espera aí juiz”! Ou quem rasgou a touca no bloco –  “a minha mãe vai trazer outra”, que mãe que nada, não dá para atrasar, peço emprestada a nadadora mais próxima – “vira do avesso e vai!” Chega o colega correndo … não deu tempo, foi do avesso mesmo! Será que alguém entendeu o que estava acontecendo? Bora nadar!

Para mim, a mudança dos revezamentos, para misto foi uma das melhores ações para estas categorias! Se as provas individuais produziram emoção, há os revezas então nem se fala. Gritaria generalizada, vibração geral.  Mas um nadador chamou a atenção pelo enfurecimento com o companheiro que não fechou o suficiente para levar a medalha. “Paciência amigo, todo seu time fez o máximo, mas o outro foi melhor!” Não gerou efeito, saiu xingando o colega … É hora de aprender: ninguém ali estava para brincadeira, todos deram seu máximo!

E teve claramente a diferença de maturidade. De grandes a minhonzinhos, perderam para baixinhos, ganharam de grandões ou mesmo perderam para os grandões, sigo com o meu alerta de que precisamos “olhar para os potenciais e talentos”! Programas diferenciados precisam ser montados. Se os Clubes mais avantajados, os que possuem ótimos parque aquáticos, se destacaram com as quantidades, muitos pequenos apareceram com as qualidades. A julgar por este Torneio, o futuro aponta um mapa dos destaques totalmente descentralizado. Torço que esses atletas continuem nos seus Clubes de origem e que o assédio de convites seja bloqueado.  Os grandes clubes precisam rever suas bases urgentemente!

Há e as tal de “barrigadas” então! Doía na gente, ali de fora! Teve peito que saiu quase “roxo” – “tudo bem, tá doendo aí ? tá não!”.

E o FAIR PLAY! Que bonito! Parabéns! As crianças cumprimentando e abraçando seus colegas de prova, não importava se vencedores ou vencidos, se do clube ou não, se lá do norte ou do sul e lá vem eu: “bora, bora, amigo, piscina livre, saída pela lateral, encosta na borda, não toque nas placas”. Temos que rodar rápido! E todo o afinamento entre mesa, arbitragem, balizamento e locução fez a maior parte da competição rodar muito rápido. Fomos muito bem!

Os que esperavam a última série entrar desejavam boa sorte aos companheiros e um em especial dizia: ” vai fulano e ganha uma medalha para mim”!

E o que dizer da FAUNA? O IBAMA nem precisou bater por lá, a bicharada estava preservada! A começar que entravam pela boca do “tubarão”, os jacarés de pelúcia invadiram o pódio, mas o que dizer da “cascavel” ? O diretor do filme Anaconda iria ficar com inveja, e nem era venenosa, desfilou gigante e bem faceira, mas mordeu lá nas raias. Tinha muito mais ursos, castores, nem vi todos! Esses times estão “animais”!

sulbra 3  Foto: Rafaella Piovesan FDAP

Balizamento sempre cheio, mas bancos para que? Quase ninguém sentou!

IMG_20180602_113754466

E aquela fila recorde para dar saídas só nas raias 7 e 8?  “Professor as raias para tiro são as 7 e 8, não podem usar estas! Pode sim, anunciaram no microfone!” Dammm, eu não escutei! Sorry !

IMG_20180602_151944414_HDR

Mas e aquele “doido”? Teve quem achasse, mas o animador foi uma surpresa para a galerinha! Agitou, gritou, se fantasiou … “QUE BOM QUE VOCÊ VEIO”!

 IMG_20180602_194505754_LL

E com “pé quebrado” e tudo, ganhou medalha!

Foram 2 SULBRAs e tanto! Os Clubes organizadores deram SHOW! PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS! A natação sulbrasileira nunca mais será a mesma!

IMG_20180602_162453395

Sem dúvida INESQUECÍVEL !

IMG_20180602_162639666

Falo por todos! VALEU SANTA MONICA, VALEU CURITIBANO!

“GRATIDÃO”!!!!!!!!!!!!

P.S. Não dá para deixar de registrar ! A premiação feita pelos companheiros de equipe ou pelos atletas, belo exemplo !

sulbra 1

Há e os GOLDENS?  GOLDETONARAM ! PARABÉNS Nadadores, treinadores e famílias!

gold sb

FOTOS Raffaela Piovesan FDAP

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.