Não espere “tudo” do seu técnico, faça seu “tudo”!

Todo mundo culpa o técnico! Desde o futebol até na natação. Um dos meus grandes  Treinadores, Mauri Fonseca dizia: “Se o atleta ganha é bom, se perde o treinador é ruim”! Era uma clara alusão que em muitas vezes vão nos culpar pelos maus resultados.

O nadador tem que ser consciente e estar atento ao que o treinador pede. Muitas vezes pergunto, por exemplo, para quanto nada ou tem que nadar as suas séries de A2? Hãmmmm? Muitos, mas muito mesmos não sabem!

Sempre falo aos GOLDENS que existe uma diferença entre ” NADAR O TREINO E TREINAR O TREINO”! Mas como assim? Qualquer um faz 10 x 200 @ 3′, porém será que realmente nadaram ou treinaram? Estar no treino, fazer o treino, não significa treinar! Pode ser completar, fazer, cumprir, praticar, nadar, etc… como preferir, porém fica a pergunta “TREINOU”?

TREINAR, mesmo, é muito mais que os verbos acima … TREINAR é cumprir metas, é virar rápido, é chegar forte na borda! TREINAR é contar o número de braçadas, é diminuir tempos, é diminuir o número de braçadas nadando mais rápido, é fazer perna forte, é fazer todo o solto, é prestar atenção no que seu técnico ensina, é dormir cedo, é fazer a dieta certa, é estudar  e etc…etc…

TREINAR é querer ganhar! Ganhar também não significa chegar em 1o. Ganhar é ser melhor que si próprio do início até o final, do treino até a competição. Quando você TREINAR, não exatamente mais, mas MELHOR do que todos, aí sim será CAMPEÃO!

É por isso que nadadores diferenciados e disciplinados se destacam. E certamente você conhece algum. No brasileiro infantil tive a grata satisfação de ver um ou uma atleta se destacar, conquistar medalha em uma prova perfeita, bem equilibrada e que ano passado no GOLD, aconselhei a treinar e competir sem nunca ter nadado!

Isso certamente foi fruto de dedicação, comprometimento e principalmente consciência! Não importa sua idade, você tem que saber o que quer! VOCÊ NADA, O QUE TREINA!

E mesmo assim, não fique aí achando que será sempre 1o ou pior, que em todas as competições irá baixar tempo! Há que não vai não vai, pois se fosse assim, seria fácil prever quando iria ser recordista brasileiro ou campeão mundial.

Também não fique achando, que aqui, estou te colocando para “baixo”. Como diz a Campeã Olímpica Mireia Belmonte:

IMG_4991

“Se sabes que tua intenção é dar o melhor, não terá nada que reclamar”! 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.