Começando pelo FOCO!

Muito se fala de Motivação, e sabemos que sempre temos atletas sem o tal do “foco”. Será que este atleta precisa “regular sua lente” para ter FOCO?

Muitas vezes não temos paciência ou até se perde tempo com esse tipo de atleta. A visão geral do treinador até passa por “deixa lá” ou “manda embora”.

Realmente a energia do treinador vai para os atletas mais engajados, aqueles “faca na caveira”! Não há como não ser diferente, pois o atleta motivado, demanda muito mais de um treinador. Ele faz mais, ele quer mais, ele necessita de mais … ele leva os resultados, o time, o treinador mais longe …

E isto cria um paradoxo, porque o “desfocado” também necessita de “mais” e muitas vezes não tem e não vai ter, pois em muitos casos o treinador trabalha quase que sozinho, e como fazer para dar vários tipos de atenções que os vários tipos de atletas necessitam?

Ter a melhor performance requer foco no que você está fazendo e no que é melhor para você. A maneira mais fácil é ter uma perspectiva positiva e preparar um pré-plano para superar todos os obstáculos. Decida o que realmente quer fazer. Sabendo o que você quer fazer, você poderá chegar no que você precisa fazer.

Os atletas bem sucedidos desenvolvem planos muito bem focados, passo a passo, incluindo um pré-plano competitivo. Todos os grandes campeões mundiais e olímpicos,  desenvolveram de alguma maneira, um plano efetivo de preparação mental para competições e resultados superiores.

Pensar a cada dia antes de seu treinamento, sobre o objetivo que quer alcançar, irá ajudá-lo a construir esse objetivo. Responder a diversas perguntas irá ajudar a desenvolver seu melhor plano:

  • O que eu devo fazer para entrar no foco?
  • Por que eu tenho que fazer isso?
  • O que eu posso fazer se não funcionar?
  • Como eu estou indo?

Construa um plano de FOCO

QUAL É O MEU MELHOR FOCO?

Focar em fazer – um passo por vez!

NO TREINAMENTO –

O que eu tenho que fazer?   ALONGAMENTO, AQUECIMENTO

Por que eu tenho que fazer? Colocar o corpo em condições de melhor treinar.

O que eu devo fazer se der errado? Cumprir com o protocolo recomendado pelo treinador, conversar com o treinador para aumentar ou diminuir o trabalho de aquecimento, chegar mais cedo, etc…

O que eu tenho que fazer?  SÉRIE RITMO DE PROVA

Por que eu tenho que fazer? Para melhorar a TREINABILIDADE! O corpo precisa a aprender a “suportar” o ritmo intenso o qual se quer competir. Só se faz na competição, o que se faz no treino!

O que eu devo fazer se der errado? Diminuir um pouco o ritmo, diminuir um pouco a quantidade, ter treinado mais forte anteriormente, descansar mais, repor energia, …

Use uma agenda exclusiva, carregue em sua mochila, escreva, risque e rabisque … Trace um plano para cada atividade que irá fazer ou treinar. Seu plano de ação estratégico deverá seguir 4 ações, que poderão ajudar-lhe a se preparar melhor e a manter o foco até a sua performance desejada:

  1. Mantenha-se concentrado na melhor maneira que funciona para você e que lhe mantenha focado. Seu objetivo é permanecer no foco do inicio ao fim!
  2.  Use a estratégia de “REFOCAR”! Caso você tenha saído do foco, ou esteja tendo dificuldade em estar confiante, mesmo que seja por um período mínimo,  retome sua estratégia!
  3. Revise sua estratégia, caso você tenha “refocado” e não tenha funcionado.
  4. Avalie cuidadosamente seu “FOCO” após cada desempenho ou realização, ou seja, após cada etapa realizada, seja uma série ou treino. Pense no que deu certo e pense como irá fazer da próxima vez, para ser melhor ainda! Pense no que não conseguiu ou conquistou e refaça seu plano de foco. Toda a vez que você treina, você deve fazer isso, “revisar a lição de casa”, assim irá progredir …

 

focus

As CLÍNICAS GOLD de NATAÇÃO, vem desenvolvendo programas específicos de orientação para os atletas aplicarem na sua rotina diária e ajudando na mudança de comportamento, com sessões altamente especializadas para os atletas, inclusive com interações dos pais presentes.

Este trabalho será realizado na nossa próxima clínica. O PRÓXIMO GOLD SERÁ DE 18 A 21 DE JULHO EM BRASÍLIA, com FOCO NA BASE, NA TÉCNICA E NA MOTIVAÇÃO!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES  goldaltaperformance.com 

PARE DE OLHAR PARA OS LADOS, OLHE PARA A FRENTE!

 

phelps2

TEM UM DITADO QUE DIZ:

“VENCEDORES FOCAM EM VENCER, PERDEDORES FOCAM NOS GANHADORES” !

ACHE SEU FOCO !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.