A água do Olympic Aquatic Stadium (OAS) RIO2016

A piscina de quase 4 milhões de litros d’água, na RIO2016,  foi maravilhosa SIM!

Apesar de inúmeros contratempos que enfrentamos, desde a inauguração para a Seletiva Olímpica, o Troféu Maria Lenk 2016, problemas de projeto e mesmo até 5 minutos antes de abrirmos para a competição, nossa piscina foi fantástica! 

A piscina do OAS, foi a melhor instalação em termos de Jogos Olímpicos, primeiro porque foi a única piscina com arquibancada dos 4 lados. A torcida além de interagir com os ídolos, esteve muito perto da competição. Outro fator que surpreendeu até o mais alto escalão da FINA, que muito criticou pontos sensíveis, foi a iluminação. Pela 1a. vez foi usada uma iluminação especial que contemplava somente a área do espetáculo, a piscina. Os lúmens medidos, apontaram a cada metro quadrado a mesma intensidade, o que para as transmissões em 4K, para os Estados Unidos, Europa e Asia deixaria a natação tão detalhada, como nunca.

Outro ponto, também que poucos sabem, é que foram utilizadas mais que o dobro de câmeras subaquáticas, proporcionando outra melhor visão do espetáculo.

Mas uma das coisas que mais escutávamos das pessoas era: ” … haaaa, como eu queria dar uma nadadinha nesta piscina!”… Sim, eu nadei na piscina (foto) e quase todos meus colegas do time OAS caíram na água, muito justo. Aliás eu gostaria de instituir 1 hora de nado obrigatório para todo o grupo  relaxar, da intensidade e stress do trabalho. Mas aquela nadadinha, foi o suficiente para curtirmos aquela maravilha e o suficiente também para sermos “proibidos” de nadar novamente, por questões de segurança.

IMG-20160711-WA0056

Fato curioso é que vi 2 pessoas, “COLETAREM A ÁGUA OLÍMPICA”, uma “para dar sorte” após o Maria Lenk e a outra a qual interpelamos, alegou “coleção” (???), durante uma visita,  sendo que as 2 foram para os Estados Unidos.

Bem, de fato, após o término dos Jogos Paralímpicos, no esvaziamento da piscina do OAS, a água por onde deslizaram todos os “olimpians”, foi realmente coletada e armazenada em souvenires para lembrança. O vídeo de todo o processo está aqui

 

Nem sabia deste detalhe, mas para minha surpresa, satisfação e coleção, ano passado fui presenteado com a “garrafinha” olímpica, com a verdadeira água da piscina! Houve até quem riu, meio que duvidando, mas nessa “aguinha” aqui, também passei, passaram, passamos …

 

Para quem acha estranho, a US Swimming comercializou amostras da água da piscina durante o Olympic Trials, seletiva olímpica americana 2016, recordação esgotada rapidamente. A deles é de antes, a nossa é de depois do show!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.