NATAÇÃO DE INDAIAL É GOLD!

A Natação de Indaial-SC, região da grande Blumenau, situada no chamado Vale Europeu, iniciou em 2009, após a inauguração da Piscina Municipal em dezembro de 2008. Com uma boa piscina coberta de 8 raias, a Equipe já federou cerca de 250 Nadadores e nestes 9 anos já teve 7 nadadores medalhistas brasileiros e ao menos 4 em diversas Seleções Brasileiras de categorias, inclusive com diversas medalhas internacionais.

Um percentual até bastante alto, para o pouco tempo de existência, o baixo número de nadadores e uma população de menos de 60 mil habitantes. É quase 1 nadador medalhista brasileiro por ano e 1 de seleção a cada 2 anos, média que deverá aumentar em breve, e índice que provavelmente, no somatório, perfaz o melhor resultado para Equipes no estado nestes últimos anos. Uma pequena nova geração está vindo, claro que por questões geográficas e imigratórias, esta geração tem a quase total influencia germânica, com biotipo diferenciado.

Há muito tempo venho defendendo e propagando a interiorização da Natação. Por lá, as dificuldades são imensas, mas o grupo vem se mobilizando para a manutenção de seus talentos em suas casas.

Fatores diretamente ligados a performance, não tem sido levados em conta em planos e programas esportivos, e principalmente, por exemplo, nas escolhas da colocação das piscinas do legado olímpico, que não levou em conta IDH, renda per capita, índice de escolaridade, mortalidade infantil, biotipo, material humano, acessibilidade, número de praticantes, quantidades de clubes federados, viabilidade de manutenção, programas nacionais, valor das passagens aéreas e  etc… , etc… Sim,  porque estamos falando de piscinas de alta performance, não de programas sociais.

Mas melhor voltar a SC!  Viver e treinar numa região verde, é poder alimentar-se de muitos produtos orgânicos e só levar cerca de 10 a 15 minutos diários para chegar a piscina e escola. É maior qualidade de vida e muito mais tempo de descanso.

Os grandes centros oferecem tecnologia, melhores serviços, outro tipo de capacitação, maior competitividade, melhores instalações e equipamentos. Uma boa parte de nossos grandes atletas migraram aos grandes centros. Porém também é verdade, e não tabulado, que um grande número de atletas do interior e de pequenos Clubes migraram e não tiveram sucesso, interrompendo e mudando drasticamente seus programas de treinamentos ficando no meio do caminho. Também deve-se levar em conta que este processo está matando a natação no interior e dos pequenos clubes, pois assim que formam um bom nadador, famílias sofrem um avanço com convites e propostas inclusive nas categorias Petiz.

Clubes grandes não são capazes de formar seu plantel?

O que um Clube pequeno deve fazer para não perder seus atletas? Primeiramente é a PROFISSIONALIZAÇÃO da sua GESTÃO!  Há vários passos a seguir, porém uma das partes principais desta reforma é o investimento no principal ativo de uma equipe de natação: o material humano! O que e de que seu TIME precisa?

Pequenas equipes estão no caminho certo, aqui e em outros estados. Não irão ganhar das grandes equipes, mas certamente irão tirar medalhas, irão tirar vagas e as que não se reformularem urgentemente, irão fechar!

SE MAOMÉ NÃO VAI A MONTANHA, ENTÃO QUE A MONTANHA VÁ A MAOMÉ!

indaial

3a CLÍNICA GOLD em INDAIAL, neste final de semana, onde mirins e petizes saíram direto para o estadual e que foi aberta gratuitamente aos professores de natação da cidade que não atuam na equipe.

Do logotipo aos uniformes, mudar é preciso! Imagine os processos …

POR MAIS EQUIPES COMO INDAIAL!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.