Para aqueles que gostam de reclamar da piscina fria, quando a água baixa de 29 graus, seu MIMIMI ACABOU! Mostrem isso aos friolentos!
Nadar em água gelada não é novidade, nem mesmo não querer tomar banho frio, daí os romanos há milênios criaram as termas e a natação começou a tomar forma.
Inúmeros nadadores tem nadado no gelo, ou em águas geladas! Na Europa temos as provas de Natal, onde todo mundo nada de papai-noel, tem os mergulhos em águas geladas do Sena a Rússia e tem os nadadores que nadam lá em cima no ártico com água a quase 0 grau e tentam bater recordes da distancia nadada ou até mesmo de determinadas distancias .
Pois ontem terminou em Tallin, na Estonia, o Campeonato Mundial de Natação de Inverno. Foram 5 dias, 1386 NADADORES de 40 PAÍSES, 125 REVEZAS e 13 CATEGORIAS! Números que botam inveja em qualquer Campeonato ou Federação.
O curioso é que as provas saem de baixo. O nadador desce uma escada, em 5 segundos é dada a saída e salve-se se puder, faz o possível para chegar mais rápido no outro lado dos 25 e sobe outra escada, correndo, se não vira picolé!
https://www.instagram.com/p/BgGZepzAj0-/?taken-by=wswc2018
O cenário parece perfeito, piscina aberta e paisagem congelada, com o detalhe que tem que nadar no “pelo”, é, não pode usar qualquer tipo de traje, mas a touca e óculos são obrigatórios.
As provas são nadadas em 25, 50, 100, 200, 450 e 4x25m em livre, peito e borbo.
São várias regras, mas o interessante é que no peito não se pode afundar a cabeça, nos 200 o tempo de corte é de 8 minutos.
Para nadar a prova de “endurance”, assim chamado os 450m, é obrigatório ter nadado os 200 e a água não pode estar mais que 2 graus. A idade mínima é de 20 anos e a máxima de 74 anos.
A vantagem é que não precisa de martelinho nas mãos para abrir caminho. Os hermanos Argentinos e Chilenos nadaram por lá e faturaram 1 prata e 2 bronzes e 1 prata e 1 bronze respectivamente.
Bom agora você já sabe, mais uma chance de ir ao Mundial, e digo mais, BREVE FARÁ PARTE DAS OLIMPÍADAS DE INVERNO! PODE APOSTAR …
Pára de reclamar da água e não posso terminar sem o famoso #CALAABOCAETREINA (o primeiro do Blog)!