Penso que a média que um nadador petiz-infantil treina diariamente, deva estar entre os 4.000m diários, de 5 a 6x por semana e que quase 99% de nossos nadadores treinam em piscina curta (25m). Certo? Suponhamos que sim.
PERGUNTO: QUANTAS VIRADAS VOCÊ (NADADOR) FAZ POR DIA? POR SEMANA? POR MÊS? POR ANO? NEM SABEM! AÍ QUEREM CHEGAR NO DIA DA COMPETIÇÃO, NO AQUECIMENTO, E TREINAR VIRADA?
Há me poupe e poupe seus treinadores!
Um treino de 4.000 têm 159 viradas! Matemática simples, quase 1000 viradas por semana ou até mais! São uma média de 4.000 viradas por mês! É muita coisa! É MUITA VIRADA PARA TREINAR, ANTES DA COMPETIÇÃO!
O problema é que os nadadores estão acostumados a “brincar de virada”, não levam a sério as viradas! Vejo muita gente, colocando a culpa nos treinadores por causa das más viradas!
Mas eu pergunto: SÃO OS TREINADORES QUE FAZEM AS VIRADAS DO NADADOR? NÃO!
Claro, o técnico têm a responsabilidade de ensinar, corrigir, aperfeiçoar, SIM! Também entendo, que, alguns deixam de cuidar este fundamento.
Sabe o que significa treinar 4.000 VIRADAS RUINS x MÊS? Péssimas viradas na competição, e não venha reclamar! OK, seu treinador pode não dar atenção para a sua virada, mas e você “deu bola” para suas viradas?
Pense em melhorar suas viradas! Não está boa? Veja como os melhores nadadores do seu time fazem, veja como os mais rápidos fazem, veja como os atletas fazem nas competições! Treine depois da hora! Peça ajuda, mas não reclame depois!
Fique esperto, nadador têm que ser responsável pelas próprias viradas, porque um treinador, como na maioria das vezes, não pode cuidar de 3.000-4.000 viradas por treino de dezenas de atletas todo santo dia.
Do mesmo modo que as saídas, a virada pode ou não ser relevante, depende da prova! Nos 50 em longa é relevante? E nos 50 em curta? E nos 1500?
Então pense:
#MELHORCLÍNICADENATAÇÃO goldaltaperformance.com