SER O #1 
Acredito que todo o competidor deseja ser o #1. Mas a verdade é que só 1 chega lá, no alto do pódio. Nas Olimpíadas houve empate triplo na prata e no Mundial empate triplo no bronze, e por quê digo isso?
Está duro, muito duro, chegar lá! A questão é, que poucos têm o potencial para ser o melhor. E o que separa o “the best” do “the rest”, o melhor competidor dos outros competidores?
Alguns estudos apontam que os “the best” , nem sempre são os mais fortes ou mais rápidos, mas os que têm o CÉREBRO GOLD!
E O QUE É O CÉREBRO GOLD?
Em resumo mente de vencedor!
O diferencial são as atitudes. Em 1995, fiz uma Clínica de Natação com o treinador americano Nick Backer e ele editou um livrinho muito bom, “Be a winner, 101 winning ways”, Seja um vencedor, 101 maneiras de vencer, que guardo até hoje. Para cada maneira um cartoon. Foi uma pesquisa de 5 anos, para determinar o que os vencedores fazem para ser vencedores.
Vencedores estão muito além de talento, habilidades ou experiências. Eles têm uma maneira especial de pensar e acreditar – uma maneira vencedora!
Como se desenvolve? Não é tão simples, não desce dos céus, não acontece! É muito trabalho! Comece por fazer tudo o que você têm que fazer! Certamente seus adversários também estão fazendo tudo o que eles têm que fazer!
Mas qual a diferença? Tenha em mente de fazer sempre o seu melhor! Estabeleça suas metas e faça-as uma por uma o melhor que puder! Isso fará com que você construa uma mente poderosa! Uma MENTE GOLD!
Temos desenvolvido um trabalho especial para os atletas que vêm nas CLÍNICAS GOLD, com o objetivo de potencializar as capacidades individuais.
Seguem algumas dicas do GOLD:
- Campeões chegam em primeiro porque começam … O que você está esperando para mudar?
- Vencedores aprendem com os fracassos! O que você não está fazendo certo ou melhor?
- Campeões dão o máximo e não quase o máximo! Se você sabe que seu concorrente está fazendo o máximo, o que você irá fazer?
E a minha dica GOLD preferida:
- MELHORE SEUS PONTOS FRACOS E NUNCA ESQUEÇA DOS SEUS PONTOS FORTES!
Cerca de 8-9 anos atrás, mostrei a um nadador muito bom, de uma determinada seleção, que tinha uma ótima marca, ainda hoje boa, com grande possibilidade de ir a LONDRES2012, mas que precisava corrigir ou melhorar um balanço corporal, ou seja a técnica. Aquele movimento, estava criando muita ou maior resistência ao seu avanço e falava de poucos centésimos ou que apenas 1 segundo poderiam separá-lo da Olimpíada. Nem foi preciso programa biomecânico, câmera sofisticada; apenas uma filmagem com câmera convencional foi o suficiente, já que usava uma touca com desenho, para mostrar este balanço negativo, já que muito visivelmente sua touca “subia e descia”.
E o que escutei? Algo do tipo, não vou mudar nada, sou bom assim, do tipo não se meta! Meus sentimentos foram os piores … eu fui a LONDRES e ele, para lugar nenhum.
Porque conto isso?
Justamente para fazê-los entender de que no que você é bom tem que ser melhor ainda e no que é ruim, então, tire suas conclusões …
QUEM É GOLD, SABE! Bons treinos!