SEU CÉREBRO É FORTE?

Não é somente seu corpo, seus músculos que devem estar fortes! SEU CÉREBRO TAMBÉM!

Há variações entre o uso “mental” em competições. Já ouvi dizer que na competição é 90% mental e 10% físico. A australiana Stephanie Rice, Campeã Olímpica, afirma ser 70% mental e 30% físico na competição. Porcentagens a parte, para mim é 100% o TEMPO TODO!

Se na competição o corpo tem que estar a 100%, A CABEÇA TAMBÉM! Se durante o treinamento o corpo tem de estar a 100%, a CABEÇA TAMBÉM!

Não há como desagregar CORPO da MENTE e vice-versa. Tudo tem que funcionar bem e para tanto também há a preparação mental. Diversos atletas de ponta tem suas maneiras de treinar a mente. Cielo escrevia o tempo que queria fazer, outros visualizam-se conquistando a medalha, psicólogos usam métodos de memorização, treinos mentais, concentração, hipnose e outros métodos como forma de preparar a mente.

Não há como treinar desfocado, desatento! E como você pode trabalhar seu cérebro?

Sempre pergunto aos nadadores que vêm se aperfeiçoar e treinar no GOLD: quais são seus tempos, seu número de braçadas, sua golfinhada, etc…? Muitos, mas muitos mesmo , não sabem, ou sabem pouco sobre a forma que nadam! E o pior, alguns até “inventam”!

O mínimo que você como nadador deve saber, é como você nada! Têm que saber os tempos para diferentes distâncias e tipos de séries e o número de braçadas que você faz nestas séries. Isto porque estas medidas você mesmo pode ter, bastando olhar no relógio quando chega a cada repetição, bastando contar a cada piscina a quantidade de braçadas que fez. Ou você acha que alguém irá contar para você? Um treinador pode contar, mas é impossível contar sempre.

Muita gente acha “difícil” contar ou até esquece de contar ou então esquece o que contou. Será que agindo desta forma, desconcentrado, você será capaz de competir forte? Será mesmo capaz de entrar para a prova com 100% do seu cérebro? Pois comece a “trabalhar” seu cérebro no seu próximo treino!

Não é fácil, requer prática, requer treino no treino! Depois que acostumar, comece a focar nas viradas, nas braçadas, em nadar no mesmo tempo com menor número de braçadas.

O seu cérebro é o seu melhor aliado ou seu pior adversário! COMECE A TREINÁ-LO!

Foto: Shutterstock

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.