Intensidade no Treinamento

Cada vez mais a intensidade de treinamento nas tenras idades vem se intensificando. Intensidade significa qualidade. A intensidade é um fator importante do treinamento e é inversamente proporcional ao desempenho, pois quanto mais alta for a intensidade,  o atleta será capaz de gerar menor trabalho numa unidade de tempo nos próximos esforços ou em determinado tempo próximo.

Assim a adequação do REPOUSO é fator fundamental durante o seu trabalho.

Um entendimento bem claro da Fisiologia é muito importante por parte do treinador. Mas entendimento fisiológico, só não basta, são necessários controles destas cargas, dos esforços e também do stress produzido. um amplo entendimento da Ciência do Treinamento.

Treinar forte nas idades menores impõem um stress psicológico grande, pois a intensidade provém da utilização de impulsos nervosos empregados. Assim a intensidade desta carga pode variar devido a força do estímulo, da velocidade de execução, da quantidade, da qualidade do descanso ou intervalo e principalmente da reposição energética.

Basicamente na Natação, a intensidade é medida em metros x segundo, assim quanto mais alto o esforço, maior a velocidade, maior o stress e mais rápido esgotam-se algumas fontes de energia no corpo.

Fora da água,  durante o treinamento físico, a intensidade é medida em kilogramas ou kgm (1 kilograma levantado por 1 metro contra a força da gravidade), assim quanto maior a carga,  maior será a intensidade.

Não há uma precisão “quântica” do quanto tem de se treinar em cada idade. A performance vai se desenvolvendo de acordo com a adaptação as cargas aplicadas, ou seja, o atleta cumpre determinada carga ou série, que causa um stress e com a devida recuperação, terá um ganho de performance.

Dentro deste conceito, temos outro princípio básico do treinamento, que é a progressãoque significa que a medida que o tempo passa e as adaptações acontecem, melhoram os resultados, novas cargas, maiores e mais intensasprecisam ser aplicadas.

Vejo atletas melhorarem, que significa tiveram cargas e recuperações apropriadas e retornam a treinar no mesmo padrão de esforço, ou muitas vezes, até pior ou mais fraco. Isso deverá gerar o chamado detraining” ou “destreinamento”, e as vezes querem culpar os técnicos.

Por outro lado, vejo treinadores impondo PADRÕES DE CARGAS ADULTAS, aplicados em crianças. Se você faz uma carga X, uma série X dentro de tanto a tantos %, quando tem 12-14 anos, fará quanto, para quanto a quantos %, quando tiver 20-23 anos? Conseguirá manter a progressão?

Por isso e muito mais, muitas vezes não serve de nada ser campeão mirim, petiz, infantil e até juvenil, pois o caminho pode estar sendo cortado pelas altas cargas de treinamento. É a morte precoce da carreira, muito comum na natação brasileira.

A troca constante de treinadores pode ser inclusive prejudicial a uma carreira de longo prazo, assim treinadores e clubes devem estabelecer programas de longo prazo, os chamados LTP (Long Term Program) de forma sequencial, de maneira com que esta criança tenha seu trabalho totalmente monitorado pelo controle das cargas.

Também ocorre que clubes menores podem não ter estruturas para continuação e por isso, desistem e deixam suas estruturas funcionais decaírem, perdendo seus trabalhos de base e facilitando em muito as migrações. Para desenvolvimento de um projeto deste tipo, profissionais e organizações, devem :

  • estabelecer seu projeto,
  • contar com assessoria de profissionais experientes e devidamente qualificados,
  • preparar e qualificar seus colaboradores,
  • educar os pais e
  • formar uma gestão capaz de gerar recursos.

INTENSIDADE DO TREINAMENTO, requer descanso, muita recuperação. Como descansar, estudar, ter uma dieta adequada, perdendo horas preciosas no transito, antes ou depois do treino?

INTENSIDADE DO TREINAMENTO, requer planejamento e monitoramento. Como planejar, executar, monitorar e principalmente rearranjar cargas, descansos e outros fatores se vemos nadadores mudando constantemente de nossos treinamentos?

sobrecarga

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.