Respirar é vital para vida humana, isto é óbvio, porém é óbvio também para nadar rápido!
E quanto mais rápido se nada, mais perfeita deve ser a respiração no nado. Muito falamos em fundamentos do nado, mas vejo muito pouca atenção ao fundamento da respiração.
Professores de iniciantes, cada vez mais tem explorado menos a respiração e seu desenvolvimento durante as fases de adaptação e aprendizado. Esse processo tem de ser muito bem desenvolvido, dominado e aperfeiçoado, ANTES de se avançar para próximas etapas da aprendizagem.
Foto crédito: ville.sainte-catherine
Uma grande parte de pequenos e jovens nadadores, ao executar a respiração, ainda fazem executando pelo giro do pescoço ou ainda pior “entortando” a cabeça.
Outro grande erro encontrado durante a respiração é o “excessivo” tempo na posição, resultando num atraso do nado e impactando em outros aspectos técnicos e biomecânicos. Esses erros são importantes e irão impedir o progresso do nadador.
Sendo assim, treinadores tem de passar certo tempo de suas práticas, ensinado fundamentos de nado, ao invés de utilizar o tempo para aperfeiçoamento e técnicas mais avançadas.
A respiração durante o aprendizado deve ser amplamente explorada em todas as formas e direções, posições e tempo. As crianças devem dominar amplamente soltar o ar pelo nariz seja lentamente, gradualmente e explosivamente. Somente após este domínio é que devemos prosseguir a aprendizagem.
O modo como o professor ensina a respiração as crianças impacta diretamente na performance do nadador.
Foto crédito: worldphoto