Casualmente hoje falava após meu Training Camp, com meu amigo e colega Técnico Christian Behr, sobre os assuntos que venho pesquisando para aperfeiçoar e avançar os conteúdos de minhas aulas de Pós-Graduação.
Tenho sido inquirido pelos Cursos de Pós-Graduação a falar sobre a Natação do Futuro, intitulei a Natação de 2032, isto porque já em 1999 em cursos extra curriculares e nestas mesmas aulas de Pós, eu e o Prof. Willian Urizzi, já falávamos de “NATAÇÃO INTELIGENTE”.
Qualquer semelhança é mera cópia! Mas bem, voltando a Natação da terceira década do século 21, hoje falei sobre o NADO PEITO e por coincidência, a melhor revista de Natação mesmo, do MUNDO, a Swimming World, publicou agora há pouco um artigo sobre o nado PEITO: A evolução do nado peito, no link
https://www.swimmingworldmagazine.com/news/the-evolution-of-breaststroke/
Nos últimos anos, desde a modificação do nado surgida nas Olimpíadas de Sidney, o nado peito nunca mais foi o mesmo e deu um salto quântico nos recordes. As Olimpíadas do Rio2016, que o diga.
O nado peito ainda tem muito que evoluir, é o único nado que ainda tem espaço e lastro para evolução técnica! Onde e como? Simples, em um futuro breve o nado de peito irá ser com os braços fora d’água. Os mais céticos podem dizer que irá descaracterizar o nado.
Há sim, vai, mas deixará de ser “lento”, irá continuando a quebrar recordes mundiais, e isso é que o esporte quer, a sensação! Em algum lugar do mundo já tem alguém planejando isso.
Assim como Misty Hyman, surpreendeu a todos, nadando quase uma prova inteira de borbo, somente com a golfinhada, irá aparecer um nadador que irá nadar toda uma prova de peito com os braços fora d’água. E será desclassificado!
Assim como 2 nadadoras americanas já nadaram com um dos braços fora dágua e foram desclassificadas. A regra foi se adaptando a evolução técnica e continuará.
Essa modificação poderá acontecer em 5, 7 ou até 15 anos, mas vai! E nós como ensinaremos nossos aluninhos que hoje estão nas piscinas com 3-4 ou 5-6 aninhos?
Que metodologia e fundamentação podemos iniciar? é disso que eu falo, só vamos crescer se anteciparmos o futuro!
O PEITO VAI MUDAR!

Fonte da foto http://www.enjoy-swimming.com/breast-stroke.html
P.S. – Assim como Kitajima golfinhou 1 vez em ATENAS2004 e Cameron Van den Burgh golfihou 3 vezes em LONDRES2012 e foi a maior vaia do público em Londres, quando passou o replay da prova, não sendo desclassificado pelo vídeo, pois não está previsto na regra, ficou com o Recorde Mundial e Ouro Olímpico (corrigido!)
Assim como no Futebol que já têm o árbitro de vídeo, um dia a natação também terá !
2 comentários