A polemica série 100 x 100, eu já fiz!

Parece que é uma “tradição” fazer esta série de 10Km em uma sessão de treino. Já vi publicações de grupos que realizaram 101 ou 110 x 100, certamente com vista a bater aquele recorde ou superarem os que fazem 100, como forma motivacional.

Me recordo perfeitamente de um dia de sábado, em que fizemos esta série em 1984        na Equipe de Natação do S.C.Internacional, em Porto Alegre.  E não foi só isso,                  os 100 x 100 @ 1.30 foram pela manhã e a tarde mais 50 x 200 @ 3′,  isso mesmo! Nos 37 x 200 não aguentei mais! Certamente tinha entrado em “falência glicolítica”, fator crítico em Natação que abordarei mais tarde. Mas a verdade é que ninguém “morreu”! E naquela época não havia suplementos e toda esta ciência de hoje, era no feijão com arroz.

Numa análise muito superficial, podemos tratar o assunto de 2 lados: o do ATLETA e o CIENTÍFICO.

Vejamos o ponto de vista ATLETA.  É desafiador mesmo nadar 1h30 e ter micros intervalos médios de 10 a 15 seg, fisiologicamente cansa mais, isto porque os mecanismos energéticos são interrompidos e a cada repetição reiniciam. É motivador pois dependendo da condução do time – treinador e nadadores, ninguém irá desistir.

Resumindo quem teve este “desafio” realizado, presumimos estar apto psicologicamente a realizar outras séries desafiadoras, que certamente serão bem menores, mas com certeza com maior intensidade.

Do ponto de vista CIENTÍFICO, numa busca muito rápida por artigos que dissertem sobre a série, em princípio nada encontrei. Há caminhos fisiológicos e específicos que podemos analisar a série. Vejamos do ponto de vista da Ciência do Treinamento – Princípio da Especificidade, para que fazer esta série de 100 x 100, por exemplo, @ 1.30, que dura 90 minutos? A maior prova de Natação em piscina dura em média apenas entre 19min a 14.45m e mesmo no Triatlon (Iron Man) dura por volta de 1h.  Assim não haveria razão específica para tamanha série, porém, já se um nadador compete os 10K ou ultra maratonas, a série é perfeitamente viável, e sabemos de nadadores que treinam esta série @ 1.15.

Para mim o ponto chave de realizar esta série não é exclusivamente para que? E sim,

QUANDO E PARA QUEM?  O domínio do conhecimento fisiológico e da ciência do treinamento é fundamental, mas o alerta é de que crianças NÃO FAÇAM ESTA SÉRIE!

100 X 100 É PARA GENTE GRANDE !

Será que é pior que o tão chato T30?

100

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.