É fato que as escolas pelo Brasil ainda ficarão um bom tempo fechadas. Em uma live sobre IMUNIDADE, falei incessantemente aos atletas sobre os cuidados e prevenções que devem ter, para não ficarem doentes e agora ainda mais com o COVID-19!
Se as escolas permanecerão fechadas, já há sinais de retorno de academias, piscinas e brevemente os clubes! Haverá grande empolgação! Haverá uma corrida às práticas!
É claro que temos que nos cuidar! Mas eu sempre digo: atleta acha que pode tudo, que não sente nada e frequentemente muitos nadadores estão doentes da garganta, sinusite, otite, rinite e outras “ites” . Acho que desta vez, com tanto tempo parado, a “preguicITE” não vai pegar!
Mas PRESTEM BEM A ATENÇÃO, VOCÊS AÍ NADADORES, PROFESSORES, TREINADORES, PAIS E GESTORES, TODOS NÓS!
(Obs: OS PAIS VIVEM ME DIZENDO QUE FALAM SEMPRE e vocês nadadores não ouvem ou fazem!)
NÃO HÁ MAIS COMO NÃO SE CUIDAR NA POTÊNCIA 10! NO NÍVEL 10!
VAI QUERER PERDER MAIS AINDA?
O que é o coronavírus (COVID-19)?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) provoca a doença COVID-19.
Transmissão
A disseminação da doença se dá por contato próximo de pessoa por pessoa e pode ocorrer de forma continuada. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
A transmissibilidade dos pacientes infectados é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.
Sintomas
Os sintomas são semelhantes a um resfriado. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são indícios são:

Vale destacar que o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. É necessária coleta de duas amostras.
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
Tratamento
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. É recomendado repouso e consumo de bastante água. Outras medidas também devem ser adotadas para aliviar os sintomas, dependendo de cada caso, como, por exemplo:
- Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos)
- Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse
Importante: Ao surgirem os primeiros sintomas, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Prevenção
Entre as medidas preventivas estão:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou que apresentem sintomas da doença;
- Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Limpar e higienizar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Baseado em diversas fontes fidedignas SUGIRO que os seguintes procedimentos sejam tomados por todos COMO MEDIDA DE PRECAUÇÃO:
- Todo o atleta deve sair de casa SEMPRE usando no mínimo máscara caseira. Se sua máscara têm os dois lados exatamente iguais (tecido), um lado deve ser identificado (ou o de dentro ou o de fora) para não ser usado trocado;
- Em caso do atleta ter que usar transporte público deve preferencialmente também estar de luvas descartáveis;
- Neste caso, principalmente, bolsas ou mochilas, devem ser carregadas na frente e NUNCA SOLTAR NO CHÃO;
- Evite transportes lotados, saia mais cedo se for o caso;
- Mantenha afastamento das pessoas e tome ainda maior distância de quem apresentar qualquer tipo de sintoma;
- Evite cumprimentar as pessoas com toques;
- Não coloque as mãos na boca, nariz e olhos;
- O ideal é que todas as pessoas, inclusive professores/ treinadores e alunos/atletas, ANTES de entrar no recinto tenham a temperatura medida e mãos esterilizadas. Pode ser portaria, vestiário ou piscina, dependendo do local. PLANEJE DE ACORDO COM SEU LOCAL E PRINCIPALMENTE INFORME TODOS OS USUÁRIOS!
- COM QUALQUER SINAL DE SINTOMA, a pessoa deve ser impedida de entrar, responsáveis avisados quando menor, e aconselhada ou encaminhada ao posto de saúde mais próximo;
- Lave sempre muito bem as mãos!
- Ninguém pode entrar na piscina com calçado que veio da rua! Ideal será usar pano com solução desinfetante para que o calçado seja limpo antes de entrar. E para a piscina levem chinelos devidamente lavados!
- As instalações tais como bebedouros, armários, vestiários, bancos, pias, banheiros e chuveiros preferencialmente deverão ser frequentemente esterilizadas;
- Tenham na mochila sacos plásticos para o calçado que veio da rua e para a máscara! Mantenha bem fechado na mochila! Descarte após o primeiro uso!
- Deixe sua mochila em local esterilizado ou limpo e longe do contato de pessoas;
- p.s – TOME BANHO COM SABÃO ANTES DE ENTRAR NA PISCINA!
- Todos os profissionais devem usar máscaras no mínimo de tecido;
- Adultos não envolvidos com aulas ou treinamentos, tais como pais, dirigentes e outros não devem estar no recinto da piscina, MESMO QUE SEJAM “SÓCIOS”, e pessoas em grupo de risco, DEVERÃO ter a presença totalmente vetada;
- Atenção especial e procedimentos devem ser tomados com grupos de HIDROGINÁSTICA, MAIORIA FORMADOS POR IDOSOS, QUASE NA TOTALIDADE SÃO DE GRUPO DE RISCO!;
- Aulas e treinamentos deverão ter ajustes de horários para evitar aglomeração nos vestiários;
- Alunos e nadadores deverão ser divididos em grupos nas 2 cabeceiras da piscina (um grupo de um lado, outro do outro), dividindo o número de participantes em dois;
- Preferencialmente não utilize bebedouros públicos e compartilhados. Não compartilhe bebidas, copos ou garrafinhas e talheres. Se possível leve água da sua casa e se necessário utilizar bebedouro use com sua garrafinha;
- Evite tomar banho na academia ou clube (tome banho em casa, já que terá que se esterilizar quando entrar na sua casa!) e permaneça o mínimo no vestiário,
- Tome cuidado aos usar sanitários públicos ou compartilhados;
- Evite tocar em maçanetas, corrimões e outros;
- Caso a academia ou clube não forneça álcool, tenha um pano limpo e seu álcool, e esterilize os equipamentos de musculação ANTES DE USAR!
- Para voltar para casa REPITA TODOS OS MESMOS CUIDADOS PARA SAIR!
- Antes de entrar em casa, tire o calçado, coloque a roupa diretamente na área de serviço e tome banho.
- Cuide de sua hidratação!
- Tome SOL!
- ESTEJA SEMPRE BEM AGASALHADO! A temperatura NO SUL já mudou: cachecol, touca de lã na cabeça e casacão. PROTEJA-SE!
- Estamos vivendo uma situação nova e inusitada e a COMPREENSÃO DE TODOS É MUITO NECESSÁRIA!
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS, COLEGAS, ATLETAS, PAIS, PROFESSORES E TREINADORES!
OS CAMPEONATOS ESTÃO AÍ! AS SELETIVAS VÃO CHEGANDO! ESTAMOS QUASE VOLTANDO! SERÁ BREVE!
BÓRAAAAA TREINAR!!!!!!!!!! PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!
O BIXO VAI PEGAR, NÃO NA GENTE, LÁ NAS RAIAS!
FICA ESPERTO! NINGUÉM ESTÁ IMUNE! BE GOLD!
CUIDEM-SE!
Mais alguma sugestão de precaução? Mande para mim, que eu atualizo!
QUER MAIS CONTEÚDO DE NATAÇÃO DE ALTO EXPERTISE? LIVES QUARTAS E DOMINGOS NO INSTAGRAM. ME SEGUE @cezarbolzangold
#goldclinicadenatação #MELHORCLINICADENATAÇÃO #swimcamp #swimclinic #swimtraining #clinicadenatação

Foto capa: Yahoo/Getty