O frio vai e volta! Haja imunidade!
Parece que agora, o frio vai ficar um pouco mais por aqui, principalmente nas cidades do sul do país, mais especificamente a partir de SP ou então nas cidades mais altas. As serras gaúchas e catarinenses, o altiplano de Curitiba e até mesmo São Paulo, entre outros lugares, ficam muito frios e é exatamente nesta época que chegam os problemas de saúde para qualquer nadador!
Quando é frio, é frio, mas tem cidades que fazem as 4 estações num mesmo dia? Você se previne? Frio não é razão para “matar” treino, a menos claro que a piscina esteja antártica. O frio aumenta os casos de resfriados, gripes, doenças respiratórias e as famosas “ites”, e
QUAL A SUA MISSÃO NADADOR?
Se você já sabe o óbvio, então têm que FAZER O ÓBVIO!
SE CUIDAR! E isso me incomoda muito!
Esses nadadores teimosos, mas que na hora de nadar, viram “marrentos” entrando para as provas cheios dos fones, cobertos, oclinhos vestidos, se batem inteiros, há mas e na hora de sair da piscina saem como que “pelados” (não no sentido de nú), mas literalmente sem agasalharem-se! Fazem o tipo “não sinto frio” ou “frio é para os fracos”!
E a gente tem que ficar dizendo toda hora, todo o santo dia: “bota o casaco”, “fecha o casaco”, “trouxe o casaco?”, “onde tá o casaco?”, “bota o cachecol”, “trouxe o cachecol?”, “bota tênis!”, “não anda de pés descalços!”, “bota o chinelo”, “bota o roupãooo!!!” “SECA OS CABELOS”, “usa touca de lã na cabeça”. SAI DO FRIO !!!!
Se você quer continuar o ritmo de trabalho estabelecido pelo seu treinador e seguir firme rumo às suas metas, não pode andar por aí “descoberto’! Você deve estar atento e se prevenir!
Se você pegar de resfriado a gripe forte, serão no mínimo de 3 até 7 dias praticamente parado! Se sua garganta ficar uma bola cheia de pus ou suas vias nasais forem atingidas pelo vírus e cheias de secreção copa do mundo (verde-amarela), melhor ir logo no médico e tome antibióticos! Lá se foi sua resistência que tanto você reclama por ficar nadando e nadando longo!
Você tem que ser “marrento” na hora de sair no FRIO! Se você treina em piscina descoberta ou coberta, a troca de calor é intensa entre o corpo, os ambientes e as diferentes temperaturas. No chão ou no ar, não importa, você irá perder calor. Essa energia dissipada com o meio, é uma energia alta e que você poderia estar armazenando e conservando internamente para seu corpo se recuperar mais rápido do stress da carga de treinamento.
Também há que entender que :
“As respostas promovidas pelo exercício, tanto agudamente quanto em sua cronicidade, afetam diversos componentes do sistema imune. O exercício de intensidade moderada pode estimular parâmetros relacionados à imunidade celular e assim diminuir o risco de infecção, enquanto o exercício de alta intensidade pode promover um decréscimo destes mesmos parâmetros, aumentando assim o risco de doenças infecciosas” (Terra, da Silva, Pinto & Dutra, 2012).
Então, é justamente após o treino que você está MUITO sujeito a uma doença infecciosa, principalmente agravada pelas grandes diferenças de temperatura. Por exemplo, seu corpo a quase 37°C , a piscina entre 28-30°C, o piso em cerca de 20°C e o ar em até menos de 10°C ou mesmo nos 0°C. Essa variação pode chegar a 25-30 graus!!!
Sem falar que os vírus estão no ar. Evite lugares fechados e sem ventilação, neles estão uma enorme concentração de micro-organismos, aumentando as chances de contágio. Assim, não importa o local, vestiário, escola, ônibus e até mesmo em casa, mesmo com a temperatura baixa, estes locais devem ter ventilação.
Sem procurar muito em publicações, uma pesquisa (2003) realizada em 33 nadadores juvenis-jr, de 4 equipes de Natação da cidade de Campinas, determinou que 88% dos nadadores relataram casos de resfriado, seguido por gripe (61%), sinusite (27%), micose (15%), bronquite (12%) e conjuntivite (6%).
#FICAADICA
QUEM É GOLD, SABE DO QUE EU ESTOU FALANDO!
NÃO AFETE SUA PERFORMANCE NO INVERNO!
TOME OS CUIDADOS QUE SÓ VOCÊ TÊM QUE TOMAR!
FOTO clinicaltriathlete.wordpress.com