A Tríplice Coroa e as Roupas

O universo das competições de Águas Abertas é muito maior e muito mais amplo, do que nós das piscinas, podemos imaginar.

Semanalmente ocorrem centenas de travessias por todos os cantos do mundo, em rios, lagos, canais, mares, represas ou diques, em oceanos e até nos pólos.

Os nadadores mais fanáticos ou fans de travessias, com certeza, sonham em um dia poder completar a Tríplice Coroa. A Tríplice Coroa é a competição mais importante desta modalidade e é composta por 3 travessias: a “Catalina Channel Swim”, a “Manhattan Island Marathon Swim” e o “English Channel Swim”.

O Canal da Catalina é um estreito de água que separa a Ilha de Catalina no norte da Califórnia, e tem cerca de 36 km de percurso. É uma das mais duras provas e poucos conseguiram fazer o percurso. Até o momento, 3 brasileiros completaram o feito: Dailza dos Santos, em 1993, Adherbal Oliveira, em 2016, e posteriormente Samir Barel, que ao completar em setembro de 2016, tornou-se o 1o. brasileiro a conquistar a “Tríplice Coroa”.

A Maratona da Ilha de Manhattan, consiste em “dar a volta nadando por Nova York”, ou na ilha de Manhattan, pelo rio Hudson, cruzando as 20 pontes, de água salobra e escura. Este ano a Prefeitura de NY, irá oferecer 4 datas entre junho e setembro para a travessia das “20 pontes”. Serão 15 nadadores por etapa e não há brasileiros inscritos. A idade dos inscritos varia de 16 anos, australiano, até 66 anos, americano.

Um dos critérios para qualificação é o de o nadador deverá enviar seu “pace” de 1 hora nadando, especificando o tipo de piscina.

https://www.nyopenwater.org/20-bridges-swim/

E a travessia do Canal da Mancha é sem dúvida, a travessia mais famosa do mundo, consiste em nadar da Inglaterra a França, pelo canal do mesmo nome. O percurso contrário França-Inglaterra, duplo de ida e volta e até o triplo ida-volta-ida são realizados e tem recordes.

A primeira travessia foi realizada em 1875, pelo inglês Matthew Webb. A partir daí inúmeros nadadores começaram a tradição. Chama a atenção ver as tabelas de recordes do Canal da Mancha:

 

Feminino  Grã-Bretanha Alison Streeter 43 travessias

 

Feminino  Estados Unidos Pat Gallant-Charette 66 anos June 17, 2017
Masculino  Africa do Sul Otto Thaning 73 anos 2014

A regra para trajes neste circuito é de que os nadadores estão restritos a usar apenas um traje padrão. A roupa padrão para ambos os sexos deve ser de um material que não ofereça proteção térmica ou flutuabilidade e deve ser sem manga e sem pernas. Sem mangas significa que a roupa  não deve se estender além da extremidade dos ombros para os braços e sem pernas significa que o traje não deve se estender para a perna superior abaixo do nível da virilha.

open water                                           Foto dailynews.openwaterswimming.com

QUEM SE HABILITA?

Vale a pena conhecer um pouco da história destes fantásticos nadadores!

Mais detalhes você pode ver no link  https://www.channelswim-mingassociation.com/

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.